SEJUCEL realiza reunião sobre Jogos Indígenas

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Nesta sexta-feira (6/4) a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL, realizou um encontro com diversas instituições para iniciar o planajemento para os Jogos Indígenas de Rondônia.

Na reunião estiveram presentes o Distrito Sanitário Especial Indígena de Porto Velho/SESAI, a Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Autarquia Municipal de Esporte de Cacoal. As instituições convidadas foi mantido contato para justificar a ausência para reconstruir outra agenda para tratar sobre o assunto.

A vereadora Lirvani Favero Storch, da Câmara Municipal de Espigão do Oeste também esteve presente a reunião. Os municipios de Cacoal, Espigão do Oeste e Guajará Mirim são os que possuem dentro de suas ações jogos indigenas.

Nos objetivos com os jogos indigenas visa garantir a participação de todas as etnias e, também, contribuir para uma maior articulação com as aldeias próximas que não são do estado para participarem da competição. A iniciativa articulada entre várias secretarias e instituição que possuem ações diretas com a comunidade indigena – Funai, DSAI/SESAI.

Foi apresentada uma proposta para conjuntamente se realizar os jogos indígenas uma vez que a Sejucel nao dispoe de meios proprios para esta tarefa. "Esta ajuda mútua poderá ser o marco significativo para o evento e, principalmente, para o Estado de Rondônia", frizou o Superintendente Rodnei Paes, seguindo exemplos de outros Estados.