Mérito Desportivo Dr. César Queiroz


FRANCISCO GILMÁRIO PINHEIRO

Atuou como atleta em clubes e seleção de voleibol do Ceará. Atuou como atleta em clubes e seleção do Maranhão e Técnico de equipes escolares e clubes no Ceará e Maranhão.

Desenvolveu vários projetos relacionados com a massificação da modalidade voleibol nos citados estados.

Chegou a Rondônia em 1977 e participou na coordenação do III Jogos Escolares de Rondônia – outubro/1977 e iniciou um projeto de escolinha de Voleibol no ginásio do Flamengo – novembro/1977. A partir de 1978, iniciou a estruturação de treinamento das equipes de voleibol nas diversas categorias.

Técnico das equipes escolares de voleibol no 1º Campeonatos Escolares Brasileiros – CEBs – 1978 e participou como atleta e técnico da equipe de Rondônia do Campeonato Brasileiro de Seleções em Florianópolis – 1979.

Campeão no masculino e vice-campeão no feminino no Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil 3ª divisão em São Luiz/MA – 1979. Atuou como técnico da equipe juvenil masculino no Campeonato Brasileiro juvenil – Aracajú - abril/1980.

Atuou como técnico da equipe infantil masculino/feminino no Campeonato Brasileiro infantil – Maceió - maio/1980. Atuou como técnico da equipe escolar masc./fem. no 2º Campeonatos Escolares Brasileiros – abril/1980.

Foi Campeão brasileiro de seleções como atleta e técnico da equipe masculina – Cuiabá – março/1981 e Campeão brasileiro de seleções como técnico da equipe feminina – Cuiabá – março/1981;

Atuou como Técnico da equipe escolar masculino de Rondônia nos Jogos Escolares Brasileiros – Jebs/1982 e participou nas equipes de coordenação dos Jogos Escolares de Rondônia de 1977 a 1982. Participou ativamente no processo de massificação da modalidade Voleibol para o interior do estado de Rondônia a partir de 1982;

Participou da equipe técnica na idealização e implantação dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR em 1983. Foi responsável por diversos projetos específicos da modalidade Voleibol em Rondônia como o Coroa Bom de Vôlei e o Gigantão.