Mérito Desportivo Dr. César Queiroz


AMILCAR MACHADO PROFETA

Este mineiro de Gov. Valadares, onde nasceu em 1946, foi criado e lapidado na cidade de Maringá-Paraná, para onde sua família mudou-se quando ele tinha apenas 15 anos de idade, nos idos de 1962.

Já nesse mesmo ano, iniciou suas atividades esportivas, forjadas anteriormente,  no Colégio Presbiteriano de Valadares e no Colégio Evangélico de Alto Jequitibá, em Presidente Soares-MG, onde estudou interno, de 1959 a 1962.

Sua modalidade esportiva preferida sempre foi o Basquetebol e nele dedicou expressiva parcela de suas energias, destacando-se também na prática do Atletismo, Natação e Handebol. Integrou os selecionados Paranaenses de Basquetebol e Handebol, sagrando-se Campeão Sul-Brasileiro de Basquete e obtendo classificações expressivas em Handebol, no cenário local e nacional, por vários anos, nas décadas de 1960 e 1970.

Embora tenha começado a trabalhar, com carteira profissional assinada já com 15 anos, sua paixão profissional era outra.

Ansiava por fazer o Curso de Educação Física, o qual não existia no interior do Paraná, quando concluiu o 2º Grau.

Oriundo de família humilde (o pai possuia o 2º grau e a mãe o Primário, sendo ele viajante-vendedor e ela costureira), não tinha condições de manter-se em algum centro onde o Curso já existia.

A oportunidade surgiu no ano de 1973, quando foi criada a Universidade Estadual de Maringá e o Curso de Educação Física foi oferecido, tendo ele ingressado na primeira turma.

Formou-se com méritos no ano de 1975 e pós graduou-se, Lato Sensu, em Didática.

No entanto, sua tajetória como professor já havia iniciado em 1967, com 21 anos, como Professor Leigo, contratato pela Secretaria de Educação do Paraná, num projeto de expansão de práticas desportivas, de iniciativa daquele Estado, ministrando a modalidade de Basquetebol.

A partir deste mesmo ano, 1967, passou a ser funcionário público, sendo contratato pela Prefeitura Municipal de Maringá, para dedicar-se à gestão das atividades esportivas do Município, na época muito incentivada pelas Administrações Públicas do Brasil, num projeto de iniciativa do Governo Federal.

Sua visão futurista, dedicação e resiliência profissional e, sobretudo, o amor ao esporte, o impulsionou a propor em 1972, o projeto de criação da Autarquia de Esportes de Maringá, sendo seu Diretor Presidente em 1975, ocasião em que encerrou sua atividade como atleta, para dedicar-se exclusivamente à Gestão Desportiva.

O Professor Profeta, foi professor de Educação Física, em sala de aula (quadras esportivas), de 1967 a 1975. Exerceu ainda os cargos de Diretor Presidente da Autarquia de Esportes de Maringá e, posteriormente, Secretário Municipal de Esportes até fevereiro de 1983, ocasião em que mudou-se, a convite do Governo do Estado, para Rondônia.

Profª Mérly Deffune Profeta e seus cinco filhos, tendo sido contratato pelo Estado em 1º de março de 1983. Embora seu compromisso fora com o Estado, radicalizou-se em Vilhena inicialmente, ali permanecendo durante todo o ano de 1983.

Ao longo de sua permanência como servidor do Estado de Rondônia, lotado inicialmente na SECEL (hoje SEJUCEL), e entre suas idas e vindas de Porto Velho para Vilhena e vice-versa, o Professor Profeta participou e desenvolveu os seguintes projetos:

- Projeto da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Vilhena, de Pimenta Bueno e da Autarquia de Esportes de Cacoal;

- Criação dos Jogos Abertos do Sul de Rondônia, com sede em Vilhena;

- Implantou a Reforma Administrativa na Prefeitura de Vilhena, dando-lhe o formato que tem hoje e promoveu  primeiro Plano Diretor do Município.

No âmbito do Governo do Estado de Rondônia, exerceu o cargo de Diretor de Esportes do Estado em várias oportunidades, durante todo o restante do  Governo do Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, todo o Governo Angelo Angelim, além dos Governos de Jerônimo Santana, Piana, Raupp e Bianco, permanecendo pouco menos de dois anos em cada gestão.

É um desportista reconhecido em todo o Estado de Rondônia, sendo um grande incentivador do esporte, tendo participado efetivamente, em colaboração com o Prof. Domenico Laurito e Profª Isabel Avanso, no projeto de criação dos JOGOS INTERMUNICIPAIS DE RONDÔNIA, em 1983, o qual iniciou com apenas 4 modalidades esportivas oferecidas.

Já em 1984, como Diretor do Departamento de Esportes do Estado, modernizou a estrutura dos JIR, ampliando o número de modalidades esportivas para 12, tanto no naipe Masculino como no Feminino, e levando sua realização para o Município de Guajará Mirim, onde contou com a participação de todos os 16 Municípios existentes no Estado.  Nessa oportunidade, com o auxílio do  Dr. Cesar Queiróz, jurista e eminente Presidente do CRD, Conselho Regional de Desportos, Prof. Isaias Vieira dos Santos e demais membros do CRD, instituiu o Código Estadual de Justiça Desportiva e instalou o primeiro Tribunal de Justiça do JIR, presidido pelo próprio Dr. Cesar Queiróz. Dirigiu ainda os JIR no Município de Cacoal, em 1985, deixando toda  estrutura ordenada para sua realização em Ji Paraná em 1986.

Na Suder, do Superintendente Heitor Costa (Governo Piana), além de sua participação no projeto de criação do próprio órgão, foi seu primeiro Coordenador de Esportes e propos o projeto de reforma do Ginásio Cláudio Coutinho e da instalação do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, participando da inauguração de ambos.

Na gestão do Secretário de Educação Domenico Laurito (Governo Raupp), propos a criação do Departamento de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar, tendo sido seu primeiro Diretor, Departamento que até hoje existe no âmbito da SEDUC.

Na gestão do Governo Cassol, participou,  a convite do Prof. Ilmar Esteves da Gerência de Esportes, proferindo palestras e debates em quase todos os municípios do Estado, por ocasião das Conferências Estaduais de Esportes.

Participou ainda do Grupo de Estudo que propos o Projeto de criação e implantação do Curso de Educação Física da Faculdade Metropolitana, tendo sido o primeiro Diretor daquele Curso.

Retornou, como assessor técnico, à Gerência de Esportes da SECEL, em 2012, onde além de outros projetos, desenvolveu a proposta do Projeto de Lei que criou o SISTEMA ESTADUAL DE DESPORTOS E LAZER NO ÂMBITO DO ESTADO DE RONDÔNIA, inserindo no seu escopo o Conselho Estadual de Desportos e Lazer, a Justiça Desportiva, a Medalha de Mérito Desportivo Dr. Cesar Queiróz e o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Desporto. Deixou ainda proposta de projetos para criação da Lei que estabelece o Bolsa Atleta e Para Atleta.

Ao longo de seus 31 anos de Rondônia, além de exercer inúmeras atividades, auxiliou na organização de várias Federações Desportivas do Estado,  ministrou cursos, proferiu palestras e participou de inúmeros debates sobre esportes por quase todos os municípios do Estado.

Retirou-se em novembro de 2013, após a realização do JIR em Presidente Médici, tendo dedicado 46 anos de sua vida exclusivamente à Educação Física, ao Desporto e ao serviço público.