Mérito Desportivo Dr. César Queiroz


Buniche Matsubara

Nasceu em 20 de janeiro de 1940, na cidade de Amami-Oshina, no sul do Japão. Nascido na época da segunda Guerra-Mundial, enfrentou todos os tipos de adversidade. Na época de escola ia descalço mesmo sendo no período de inverno. A comida era escassa tanto em casa quanto na escola. Participava das aulas de educação física que era obrigatória, como também de atividades extracurricular no qual o aluno poderia participar de seu esporte favorito.

No início do ensino fundamental assistiu a uma aula de Judô e começou a praticar esta modalidade que se apaixonou e nuca mais largou. Aos 17 anos foi promovido à faixa preta. E atualmente e mestre da (FAIXA CORAL – 6º a 8º DAN).

Ao concluir o ensino médio mudou-se para Tokyo, para cursar o ensino superior, Literatura Japonesa e Língua Inglesa da Chuo University, uma das instituições das mais conceituadas na época. E para conseguir se sustentar trabalhava de dia e estudava de noite, mas sempre quando dava estava na academia para treinar. Frequentou a faculdade pelo período de dois anos, após resolveu imigrar para o Brasil, animado com a propaganda de que o Brasil naquela época iria dar terras para o cultivo de café. Após 42 dias de viagem em um navio, chegou ao Porto de Santos-SP, Brasil, no dia 09/09/1961.

Ao desembarcar no Brasil, mesmo sem saber falar a língua portuguesa, foi recebido por um agenciador de emprego, do qual o encaminhou para a cidade de Cambé-PR, para trabalhar nas lavouras de café. Neste emprego tanto ele quanto os demais empregados, eram mantidos em regime de escravidão branca. Exatamente um ano após chegar ao Brasil, conheceu e casou-se com Yukie Kaneco. Em outubro de 1963, mudou-se com a esposa e o filho que havia nascido naquele ano, para a cidade de Diamante do Norte-PR, onde tocaria de meeiro uma lavoura de café. Quando o café floresceu pode antever uma vida melhor, mas o sonho durou pouco, ocorreu uma das piores geadas registrada, e assim o fez abandonar o campo.

E logo se mudou para Nova Londrina-RO, com a intenção de montar uma academia de Judô, e encontrou o médico Antonio Alcântara Diniz e o senhor Benedito Lima, ex-boxeador, sabendo da intenção de Bunichi resolveram colaborar na montagem desta academia, que inicialmente foi instalada no galpão de uma marcenaria. No qual os atletas desta academia se destacaram primeiro pelo comportamento que tinham perante este professor que mal falava português, como também pelo porte físico e tático que tinham.

Em um certo dia o senhor Carlos Alberto Alcântara que é irmão do Médico que ajudaste no início, assistiu uma de suas aula, e logo o convidou para montar uma academia em Loanda/PR e assim o fez. Mas durante dois anos voltava a cidade de Nova Londrina-RO, uma vez por mês para ministrar aulas na academia. A montagem da academia de Loanda/PR deu um enorme trabalho, mas logo a mesma foi criando perfil de uma academia. Do qual destacou-se vários atletas, inclusive chegaram a representar o Paraná no Campeonato Brasileiro Juvenil de Judô. Após o seu grande destaque como professor, logo foi chamado para ministrar aulas no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, mesmo ele não sendo formado. E já estava difícil de sustentar a esposa e seus sete filhos. Resolveu conhecer a cidade de Campo Grande-MS, mas devido a influência de dois amigos resolveu conhecer a cidade de Vilhena-RO, pois soube que o INCRA iria doar terras “Projeto de Colonização’, e assim, o grande sonho de ter seu pedaço de terra estaria se tornando realidade.

Em abril de 1975, mudou-se definitivamente para Rondônia, instalando-se em Vilhena, pois não havia estrada para o translado até as terras que havia ganhado. Em novembro do mesmo ano, após aberta a estrada o mesmo se mudou com toda a família para uma casa de pau a pique, coberto de telhas rústicas de madeira. A cidade que hoje e conhecida como Colorado do Oeste, naquela época nem existia, mas era chamada de “21”. Iniciou o plantio de arroz, milho e feijão, para sustentar sua família. Mas o sustentou veio através da venda de madeira, que era legal e barata.

A primeira Escola Estadual em Colorado, foi construído em 1977, e o professor Bunichi foi convidado para dar aulas de educação física. E assim o fez, durante a semana dava aulas e nos finais de semanas voltava para o sítio, quase sempre indo e voltando a pé, pois eram raros veículos que trafegava na zona rural. Após um ano nesta luta, o mesmo mudou-se com toda a sua família para a cidade e nos finais de semanas iam para o sítio, para trabalhar. Além das aulas de Educação Física começou a treinar equipe de voleibol. Em 1981 levou a equipe de voleibol infantil masculino ao vice-campeonato nos jogos Escolares de Rondônia. Em 1979 o então secretário de Educação, teve conhecimento do extenso currículo deste professor, e o convidou para ministrar aula de Judô, como atividade complementar. Logo, por conta própria, ao lado de sua casa construiu uma área para abrigar o tatame de apenas 35 m². Dois anos depois, levou três atletas para Brasília/DF, representando Rondônia. Em 1984, começou a trabalhar apenas com Judô, atendendo alunos de todas as escola públicas. Neste mesmo ano foi fundada a Associação de Judô Matsubara. Em 1988 a Federação Rondoniense de Judô foi oficializada e passou a realizar o Campeonato Estadual de Judô. As primeiras medalhas em âmbito nacional foram conquistadas em 1988 nos Jogos Escolares Brasileiros, realizado em São Luis/MA, quando seus atletas ganharam duas medalhas. E trouxeram muitas outras medalhas em vários campeonatos interestaduais, no qual podemos citar:

Torneio Rocha em Campo Grande (03 medalhas de ouro)

Campeonato Junior em Belém (01 ouro)

Copa Brasília Internacional de Judô (01 ouro, 02 pratas e 01 bronze)

Campeonato Brasileiro de Judô (03 bronzes)

O Sensei Bunichi levou à Colorado do Oeste, o campeão olímpico Aurélio Miguel, ganhador da primeira medalha de ouro olímpica no Judô, que ministrou um Curso Técnico na academia e participou da Cerimônia de Abertura do 1º Campeonato Estadual de Judô. Em 2001, a Confederação Brasileira de Judô, promoveu este Sensei Matsubara para o 6º DAN, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado em prol do Judô. Em 2004 perde sua esposa Yukie, que após longo tratamento na cidade de Cuiabá, foi vencida pelo câncer. Com ela viveram juntos 43 anos e tiveram 9 filhos, dois deles nascidos em Rondônia. Todos praticante de Judô e dois são faixas-preta. Dos nove filhos, apenas um ainda não possui ensino superior. Tem nove netos. Em 2005, se aposentou do serviço público. Apesar de já não ser o responsável pela academia, que está a cargo do Filho Emílio, passa pelo menos dois dias da semana colaborando no ensino desse esporte para as crianças, jovem e adulto.