Mérito Desportivo Dr. César Queiroz


Albino Lopes do Nascimento

Nascido em 08/01/1933, natural de Maceió-AL, filho de Pedro José Nascimento e Maria José Nascimento. Iniciou carreira militar aos 17 anos, recebendo alguns prêmios durante sua trajetória:

- Curso de aperfeiçoamento de Sargentos Burocráticos em 1956, aos 23 anos, pela 7 Região militar de CPOR de Recife.

- No dia 22/01/1964, na cidade do Rio de Janeiro, o presidente da República dos Estados Unidos do Brasil concedeu a Medalha e Passador de Bronze ao 3° sargento, Albino Lopes do Nascimento, que completou o primeiro decênio em novembro de 1962.

Ainda servindo ao Exército Brasileiro, iniciou curso superior em Odontologia, recebendo seu diploma de conclusão de curso e se tornando CIRURGIÃO DENTISTA em 1964 pela Universidade de Maceió-AL.

Em dezembro de 1965, Albino Lopes do Nascimento tornou-se 1° Tenente do Quadro de Dentista. No ano seguinte, em abril de 1966 foi transferido para a cidade de Porto Velho-RO para 5° Batalhão de Engenharia de Construção (5° BEC). Pioneiro na cidade pelo 5° BEC realizou atendimentos odontológicos na capital e cidades pelo interior, cuidando principalmente índios nativos.

Ingressou a vida Cartorária na década de 70, quando em setembro de 1977, uma data especial em sua vida, foi nomeado Escrivão em juízo de Direito da Comarca de Porto Velho-RO.

Em 19 de Abril de 1985, recebeu o DIPLOMA DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PORTO VELHO, por sua atuação na Comunidade.

Em 28 de Outubro de 1986, o 5° Batalhão de Engenharia de Construção concedeu o Diploma de PIONEIRO DA AMAZÔNIA ao CAP ALBINO LOPES DO NASCIMENTO, por sua dedicada atuação em prol da integração Nacional e do Desenvolvimento da Amazônia.

Em 26 de novembro de 1987, a Leg

ião Garibaldi, entidade cultural, em deliberação unanime do seu Conselho da Medalha, resolveu conferir o grau de COMENDADOR do COLAR GIUSEPPE GARIBALDI “O herói dos dois mundos”, em nome de Albino Lopes do Nascimento.

Em 17 de agosto de 1992, a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, determinou a Albino Lopes do Nascimento fazer jus ao Grau Colar do Mérito Histórico e Cultural no grau de COMENDADOR.

Em 30 de Setembro de 1992, a INSTITUIÇÃO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CULTURA conferiu o Diploma pelo seu Notável Saber, na área de ADMINISTRAÇÃO concedida a Albino Lopes do Nascimento a qualidade de DOUTOR HONORIS CAUSA, podendo fazer uso dos Direitos e Prerrogativas legais e inerentes a Alta Láurea.

É com certeza uma figura inesquecível aos amantes do esporte da capital. Foi presidente do Ferroviário Atlético Clube por 24 anos, entre 1970 e 1994. Durante seu mandato realizou inúmeras obras, sendo o grande responsável por agigantar o clube, valorizar seu acervo e patrimônio. Algumas de suas obras:

  • Construção da galeria do Ferroviário com 25 lojas localizada na Avenida Sete de Setembro;
  • Construiu a sede localizada na Avenida Rogério Weber (Hoje Bingol);
  • Construiu o parque aquático do clube que recebe seu nome (quatro piscinas, sendo uma semiolímpica), sendo inaugurada em 13/07/1980.
  • Construiu uma belíssima galeria de troféus;

         Trouxe títulos, renome, destaque nacional á capital. Zico, Roberto Dinamite pisaram em solo sagrado do Aluizão representando seus respectivos clubes, Clube de Regatas do Flamengo, Club de Regatas Vasco da Gama. Tudo isso graças ao honroso trabalho do Capitão Nascimento como presidente do Ferroviário. Entre os inúmeros títulos municipais e regionais, destacamos o Copão da Amazônia conquistado em 1980 com grande repercussão na época aos amantes do futebol regional.

Teve participação vitoriosa em outros esportes, como no vôlei, handebol, atletismo, natação e tênis de mesa.