O Novo Espaço Alternativo de Porto Velho, destinado as atividades esportivas, culturais e de lazer, está mudando a paisagem da entrada da cidade pelo Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira.
Na última quinta-feira (10), foi aberta mais uma nova área no espaço, se trata da primeira etapa do Memorial Rondônia, com uma réplica em tamanho reduzido de parte da muralha do Real Forte Príncipe da Beira, monumento histórico localizado no município de Costa Marques, fronteira com a Bolívia.
Outra novidade é uma praça elevada, com a arquitetura moderna e que possui bancos e árvores que propiciam a convivência e atividades recreativas para as pessoas que frequentam o local.
“O Governo de Rondônia não está somente reformando o antigo espaço, mas revitalizando todo o complexo e inserindo novos espaços e aparelhos que proporcione a população de Porto Velho um ambiente seguro, urbanizado, com áreas verdes, aparelhos para atividades físicas e esportivas e o Memorial Rondônia, que reverencia importantes acontecimentos da história do estado, como a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e o Forte Príncipe”, frisou o diretor do DER, Ezequiel Neiva.
O diretor informou que o memorial terá ainda referências ás personalidades importante da história, como o Marechal Rondon, os povos tradicionais indígenas e os extrativistas.
O projeto do Novo Espaço conta com uma ampla área verde. De acordo com o diretor, já foram plantadas mais de duas mil árvores no local e quando iniciar o período de chuvas na região norte, ou seja, a partir de outubro, serão plantadas mais árvores de diversas espécies entre sombreiros, frutíferas, palmeiras e trepadeiras.
O local irá contar ainda com estacionamento para 2.800 carros o que irá descongestionar as pistas de trânsito no entorno do Novo Espaço. A obra do novo estacionamento está prevista para iniciar ainda essa semana.
Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia