Ji-Paraná finaliza preparativos para receber alunos-atletas na fase infantil dos Jogos Escolares de Rondônia

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Competições iniciam na quinta-feira e seguem até sábado

Os preparativos para a realização da etapa estadual dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), fase infantil (12 a 14 anos), estão sendo finalizados pelo Núcleo de Educação Física (NEF) da Coordenadoria Regional de Educação em Ji-Paraná. As praças esportivas e os locais de hospedagem, alimentação e da cerimônia de abertura já foram definidos. A entrega de documentação das delegações ocorre nesta quarta-feira (16), em Ji-Paraná.

As delegações de todo o estado começam a desembarcar em Ji-Paraná durante a quinta-feira (17) e ficarão hospedadas na rede hoteleira. As competições iniciam no dia seguinte e seguem até o sábado (26), em 11 praças esportivas. Os campeões que alcançarem índices serão classificados para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR).

As partidas e provas começam pelas modalidades individuais de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, taekwondo, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Na segunda-feira (21), as modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol dão sequencia ao Joer.

O quantitativo de participantes e de escolas ainda estão sendo tabulados pelo NEF. “Devemos registrar nesta fase infantil a participação de cerca de 1.500 alunos-atletas, técnicos e dirigentes da maioria das cidades rondonienses”, informa a coordenadora do Joer em Ji-Paraná, Rose Kinups.

As competições ocorrerão nas dependências das escolas estaduais Marechal Rondon, Gonçalves Dias, Jovem Vilela e Rio Urupá. O Instituto Federal de Rondônia (Ifro) sediará a cerimônia de abertura, as partidas de voleibol e as lutas de taekwondo, judô e karatê. Os jogos do futsal serão realizados no Cedusp/Ulbra e no ginásio Adão Lamota. A Fundação Jicred recebe as atletas da ginástica rítmica.

A natação ocorrerá no esporte clube Vera Cruz e o tênis de mesa no ginásio Adão Lamota. As provas de atletismo serão realizadas no estádio José de Abreu Bianco (Biancão) e as provas do ciclismo estão previstas para ocorrer na estrada da linha Santa Rita, a exemplo das edições anteriores do Joer.

“Os jogos escolares tem como objetivo fomentar a prática do esporte escolar possibilitando a identificação de talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo”, define o Joer, a coordenadora regional de educação, professora Rosangela Marun. O Joer é uma organização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça