André Fufuca toma posse como ministro do Esporte

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

O deputado federal André Fufuca (PP/MA) tomou posse como ministro do Esporte, no fim da tarde desta quarta-feira (13/9), em cerimônia aberta realizada na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios. Cercado por ministros, deputados, governador, vice-governadora e autoridades do mundo esportivo, ele agradeceu ao presidente Lula pela oportunidade de integrar o governo.

O ministro expressou seu compromisso em impulsionar diversas vertentes do esporte no Brasil, incluindo o esporte olímpico, o paradesporto, o esporte amador e o esporte como atividade social e educativa. Ele também enfatizou a importância de utilizar o setor como ferramenta de inclusão e oportunidade para todos os brasileiros.

Para Fufuca, o esporte é ferramenta de inclusão e de oportunidades para o povo brasileiro e também para o esporte de alto rendimento. Ele também afirmou que deseja dar continuidade aos trabalhos do órgão. “Ao me juntar a este governo como ministro do Esporte, terei, claro, que dar as respostas ao meu setor e dar a continuidade que todos esperam à gestão de minha antecessora – de quem sou fã antes de tudo – Ana Moser”, disse.

"Ao me juntar a este governo como ministro do Esporte, terei, claro, que dar as respostas ao meu setor e dar a continuidade que todos esperam",
André Fufuca, ministro do Esporte

Segundo o ministro, o momento da cerimônia representou um marco em sua vida. “Sei que minha vida, a partir de agora, será antes de ser ministro de Lula e depois de ser ministro de Lula. E falo isso não como um discurso político, mas com clareza histórica. Com o respeito devido a todos os diversos presidentes que o Brasil já teve, devo dizer que apenas alguns podem ser chamados de personagens maiores do que o seu tempo, personagens históricos, e um deles sem dúvida é Luiz Inácio Lula da Silva”, expressou.

Como titular da pasta, Fufuca enfatizou que é preciso trabalhar muito, “estar à altura em termos de ação para colocar em prática a visão e a sensibilidade. Trabalhar sabendo aonde ir, seguindo para o lugar certo. E, por mais que venha a esgotar todas as minhas energias, eu prometo me dedicar por inteiro”, concluiu.

Representando o Governo Federal, o ministro da Justiça, Flávio Dino, ressaltou que "só existe política pública de segurança eficiente no Brasil com apoio à cultura e ao esporte, para disputarmos a juventude que é recrutada para o crime organizado."

Também participaram da cerimônia de posse os ministros Juscelino Filho, das Comunicações; Alexandre Padilha, das Relações Institucionais; Nísia Trindade, da Saúde; Jader Filho, das Cidades; Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego; Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional; Carlos Brandão, governador do Maranhão; e Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal.

Biografia

André Fufuca nasceu em 27 de agosto de 1989, em Santa Inês, no Maranhão. Ele é médico de formação. Ingressou na política como deputado estadual em 2010, pelo PSDB. Em 2015, foi eleito deputado federal pelo PEN, e, em 2019, reeleito pelo PP. Em 2023, deu início a seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal. Durante a carreira política, participou de comissões parlamentares e ocupou cargos na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Ele é filiado ao PP e teve um breve afastamento do cargo em 2016, por motivos de saúde e interesse pessoal. Atualmente, é ministro do Esporte no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Clique abaixo para conferir a cerimônia de posse

Assessoria de Comunicação Social - MEsp