Ministério do Esporte reforça parceria e alinha estratégias com secretarias estaduais de todo o Brasil

quinta-feira, 9 de março de 2023

A hora é de reconstrução do esporte e das políticas públicas em todo o país. Esse foi o tom da 10ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários de Estado do Esporte, realizada na sede do Ministério do Esporte (MESP), em Brasília, que contou com a participação de gestores de 24 estados, além da ministra Ana Moser, secretários nacionais do MESP e outros membros da gestão.

Para Ana Moser, a estratégia de estreitar a relação com os governos estaduais é um passo importante para estabelecer parcerias de uma política unificada no Brasil: “É um encontro fantástico e um orgulho ter um fórum tradicional, com participação expressiva do ponto de vista político e técnico. Estamos retomando o contato para construir uma política nacional que chegue de Norte a Sul do Brasil, que contemple nossa diversidade e as dimensões que o esporte tem, das crianças à alta competição”.

O Fórum Nacional é a oportunidade de articulação com as gestões estaduais para a execução de uma política pública esportiva pactuada, relacionando-se também com as áreas de educação, saúde, cultura e todas as outras políticas sociais, para ampliar acesso, promover inclusão social, reduzir a violência e promover uma vida mais saudável. “Vamos juntar as forças e fazer uma revolução para ocupar o território nacional com redes de desenvolvimento do esporte”, projetou a ministra.

"Estamos retomando o contato para construir uma política nacional que chegue de Norte a Sul do Brasil, que contemple nossa diversidade e as dimensões que o esporte tem, das crianças à alta competição” - Ana Moser, ministra do Esporte

A parceria com os gestores também colabora na articulação junto aos deputados e senadores dos seus respectivos estados para a aprovação, no Congresso Nacional, das leis que vão viabilizar uma política nacional para a pasta. Atualmente 80% dos recursos do Ministério do Esporte são oriundos de emendas parlamentares.

“Sabemos que é chegada a hora das entregas. O tempo da política e o tempo da gestão são únicos. Temos dois anos para fazer as coisas acontecerem, com o Congresso aprovando nosso Fundo Nacional do Esporte e a Política Nacional do Esporte, a fim de garantirmos a implementação em todo o Brasil”, explicou a secretária executiva do MESP, Juliana Agatte.

Política na ponta

Para o diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, o fórum é um espaço construtor da política nacional, já que os gestores estaduais estão na ponta, garantindo a execução das ações pactuadas.

“Há uma expectativa grande de novas parcerias porque na Bahia nós não paramos, a despeito do que aconteceu no período anterior. Em vez disso, multiplicamos por dez o orçamento e temos garantido, nas várias dimensões do esporte, o suporte necessário para que as práticas se espalhem pelos municípios e sigam salvando vidas”, comentou Neto.

A secretária de Esporte e Lazer de Sergipe, Mariana Dantas Gois, atual presidente do Fórum Nacional, destacou a colaboração dos membros do ministério, das secretarias que cuidam do alto desempenho, do futebol, da educação da inclusão social, que qualificaram o início da reconstrução política. Ela lembrou a atuação na transição de governo: “Desde o ano passado, quando foi montado o grupo de transição, o Fórum Nacional esteve presente na união de forças para elaborar as melhores políticas públicas para os próximos quatro anos. Precisamos corrigir o que tiver para corrigir e trabalhar para melhorar aquilo que está funcionando”.

Assessoria de Comunicação – MEsp



Confira o álbum