Fórum Nacional de Secretários de Esportes aprova proposta de estados da região Norte para sediar grandes competições

domingo, 8 de maio de 2022

Evento na sala de reunião da Sesdec mobilizou secretários para políticas públicas de apoio ao desporto

A presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esportes, Mariana Dantas e a gestora da Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esportes e Lazer – Sejucel, Mayara Metran, anfitriã do evento, defenderam na sexta-feira (6), o fortalecimento de laços interestaduais entre governos para trazer a Rondônia grandes jogos estudantis e universitários nacionais.

“Isso nos ensina a caminhar e a consolidar políticas públicas”, ela frisou na reunião on-line Venha pro Norte.

O evento durou uma hora e meia e contou com a participação de dirigentes da Confederação Nacional do Desporto Estudantil – CBDE, Confederação Nacional do Desporto Universitário – CBDU, Secretaria de Estado da Educação -Seduc e Conselho Estadual de Desporto e Lazer – Conedel.

Segundo Mayara, a possibilidade de trazer competições de alto nível para o Estado, “fortalece a economia e o turismo, além de consolidar políticas públicas. É algo muito importante para os atletas, e eu mesma já fui uma”,  disse.

Segundo Júnior Santiago, vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esportes, mediador da reunião com representantes do Norte sobre o desporto educacional, o movimento para atrair aos estados do Norte competições até então, só realizadas nas regiões sul e sudeste é positivo. “Quase sempre existe a vontade técnica, mas nos falta o entrelaçamento com o poder público, e só com ele conseguiremos nossos objetivos”, enfatizou.

O coordenador de esportes na Sejucel, Vanderlei Ferreira, informou que 12 atletas de Rondônia participaram dos Jogos Universitários Brasileiros em Canoa Quebrada, município de Aracati (CE), ao custo de R$ 40 mil. A competição envolveu 900 atletas de 25 estados.

REUNIÃO EM PORTO VELHO

Vanderlei Ferreira sugeriu que seja planejada uma reunião presencial do fórum em Porto Velho, ao que a presidente da entidade, secretária estadual de esportes naquele estado, Mariana Dantas concordou.  Ela elogiou a força do Acre e Rondônia para trazer o evento.

“Sergipe, menor estado brasileiro em extensão territorial, tinha essa realidade, mas depois que mostrou suas potencialidades passaram a ter visibilidade”, explicou Mariana.

Ao participar de recente reunião na comissão de esportes da Câmara dos Deputados, Mariana Dantas destacou a pluralidade brasileira e pediu o levantamento das principais necessidades de cada um. “Sergipe receberá os Jogos da Juventude, então, podemos entender assim: quanto mais tempo tivermos para trabalhar e obter recursos financeiros, melhor”.

Ainda segundo a presidente do fórum, um alerta para a região Norte é a necessidade de filiação ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, responsável pelo ranking por esporte e por gênero, órgão criado para reflexão a respeito da performance e atuação esportiva de cada clube durante todo o Ciclo Olímpico 2021-2024, considerando todas as participações em campeonatos brasileiros Interclubes. “Essa filiação traz grandes benefícios a todos”, acrescentou Mariana Dantas.

Da mesma forma, o chefe do núcleo de esporte escolar na Seduc, Expedito Ferreira Santana Júnior, mostrou-se preocupado com o custo financeiro das viagens, discorreu a respeito da rede hoteleira de Porto Velho e disse que a vinda de atletas de outros estados permitiria às delegações conhecer a cultura rondoniense.

DISTÂNCIAS E RECURSOS

Alim Maluf Neto, presidente da CBDU, disse que o desafio das distâncias geográficas nacionais precisa ser vencido, enquanto o vice-presidente da CBDF propôs a mobilização do Norte para sediar seminários de organização. “No momento, só Acre e Amapá participam”, assinalou.

Neto saudou as parcerias das federações e a respeito do alinhamento desse trabalho disse: “É uma questão de sensibilidade e tempo, mas quem ganhará com isso são os atletas, os principais atores”.

Um alento aos participantes foi o recente comprometimento do governo do Acre, no sentido de ampliar o pagamento do transporte de atletas de voleibol até a Capital, Rio Branco.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes