Fórum de Gestores Municipais do Esporte reúne 21 municipios e encerra com sucesso

domingo, 3 de abril de 2022

O Fórum de Gestores Esportivos Municipais, promovido pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – SEJUCEL, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, realizado no período de 31/03 a 01/04, contou com a participação de 21 municípios e cerca de 50 pessoas, direcionado a gestores esportivos das prefeituras. O evento teve o objetivo de discutir o esporte do Estado de Rondônia, no âmbito municipal, estadual e nacional. A SEJUCEL foi representada pelo Prof. Vanderlei Ferreira, Coordenador de Esporte e Lazer.

Na abertura do Fórum, o vice-prefeito de Ji-Paraná, Joaquim Teixeira, destacou a importância de promover e investir em políticas públicas que priorizem a prática esportiva como meio de transformação do cidadão. “Precisamos de ações de incentivadora às nossas crianças e adolescentes, para que se tornem, nossos atletas do futuro”, disse o vice-prefeito.

Entre os temas relacionados, estão como os municípios estão trabalhando no esporte, como o governo do Estado por meio da SEJUCEL executa seus programas de ações ao alcance dos municípios e foi apresentado as diretrizes do Projeto de Lei do Plano Nacional de Desporto, que está tramitando no Congresso Nacional. Nessa oportunidade foi discutido como estão organizadas os respectivos órgãos municipais e as enormes dificuldades que encontram para administrá-las.

Na pauta do Desporto Estudantil foi apresentado pelo gerente da GEFECEE da Secretaria de Educação pelo Prof. Expedito Ferreira, o qual falou sobre o Jogos Escolares de Rondônia. Quando ao Desporto de Rendimento foi apresentado por técnicos da CEL da SEJUCEL onde apresentaram o evento e foi ouvido bastante perguntas sobre o evento por parte dos participantes.

No fechamento do evento foi realizado, entre os 21 gestores municipais do esporte presentes, eleição para escolher o presidente do Conselho de Gestores que foi criado durante o evento, com a finalidade de se ter uma liderança entre os gestores municipais do esporte e assim obterem mais apoio governamental e político para o segmento no âmbito municipal.

Foram eleitos Claudemar Littig, Diretor-Geral da AMEC-Cacoal, presidente; Wellinton Oliveira Ferreira, Secretário Municipal de Esporte Vilhena, vice-presidente; Aldo Cesar dos Santos, Gerente de Esporte da SEMEC de Presidente Médici, 1º Secretario, e Águida Mayara Nóbrega Dias, diretora da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Ariquemes, 2º secretário.