Governo Federal firma acordo com municípios do Rio Grande do Sul para a construção de mais três unidades do Brasil em Campo

sábado, 13 de fevereiro de 2021

Foto: Rafael Carvalho / Ministério da Cidadania

Nesta quinta-feira (11.02), o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, esteve na cidade de Bagé (RS) para formalizar a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica com três municípios gaúchos para a construção de unidades do projeto Brasil em Campo. Os complexos contam com equipamentos esportivos e paradesportivos e têm o objetivo de democratizar o livre acesso a estruturas esportivas de qualidade para a população. Além de Bagé, também serão contempladas as cidades de Quaraí e Rio Grande.

“O Brasil em Campo traz para a região um equipamento extraordinário. O esporte transforma vidas, capacita pessoas, trabalha a convivência em grupo e exige disciplina”, destacou o ministro durante a solenidade realizada na Prefeitura Municipal de Bagé. “Temos o sonho de que as crianças brasileiras não sejam campeãs apenas em seus esportes, mas que possam ser campeãs também na vida. E é justamente isso que buscamos com esse projeto”.

O Brasil em Campo pode ser executado em dois modelos: de 24 mil m², com investimento de R$ 1,2 milhão, e de até 12 mil m², cujo investimento requer R$ 750 mil. Ambos contam com infraestrutura 100% acessível e sustentável. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas sejam beneficiadas pela versão completa do projeto. 

A construção é feita com recursos de emendas parlamentares e é de responsabilidade do Ministério da Cidadania. Os terrenos devem ser cedidos pelo município interessado, já terraplanados, cercados e iluminados. Depois de pronto, o projeto fica a cargo das gestões locais e de empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado.

Dessa forma, as unidades vão potencializar o programa com captação de novas fontes de receita pelo setor privado, geração de empregos e renda. O contrato é de cinco anos. Ao fim, o Governo Federal fará a inspeção e a análise. Se a estrutura estiver em perfeito estado de conservação, a União transfere todo o equipamento e a gestão para o município.

“Somente quatro em cada dez escolas públicas de primeiro grau têm quadras para as crianças praticarem esporte”, lembrou o ministro ao falar da importância da construção de um complexo poliesportivo do porte do Brasil em Campo. Em seu discurso, Onyx ressaltou ainda o compromisso do Governo Federal com o dinheiro público. “A marca do governo do presidente Jair Bolsonaro é a entrega de obras. Só o Ministério da Cidadania concluiu quatro mil obras inacabadas”.  

O projeto Brasil em Campo foi lançado em novembro de 2020 pelo Ministério da Cidadania e, desde então, o ministro Onyx Lorenzoni já firmou acordo para a construção de quatro unidades do complexo esportivo – com as agendas desta quinta, o número chegará a sete.

Fonte: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania



Confira o álbum