Conedel se reuni em Cacoal e Futebol entra para os JIR

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O Conselho Estadual de Desporto e Lazer – CONEDEL reuniu-se neste sábado (31) na cidade de Cacoal, pela primeira vez em sessão itinerante, para deliberar sobre a pauta da 10ª Sessão Ordinária.

O evento tomou grande importância devido à realização dos IX Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR. Na pauta foram discutidas a certificação de entidades desportivas (CRED) e feita a entrega do Certificado para a Nunes Associação Esportiva de Cacoal que agora encontra-se apta a captação de recursos públicos para a promoção de eventos esportivos. Como poucas federações deram entrada documentação no CONEDEL para a certificação do CRED o presidente Prof. Rodnei Paes determinou que seja oficializado para todas as entidades o prazo de 31 de dezembro do corrente ano para darem entrada no Conselho dos documentos previstos na Resolução 001/2015.

Foi debatido também sobre os Jogos Universitários de Rondônia, evento que segundo o relator Conselheiro José Carlos necessita de uma ampla reformulação para que o Estado possa entrar como parceiro na promoção do evento. Atualmente a entidade federativa possui poucos filiados o que foi um dos fatores primordiais abordados pelo relator, propondo ainda que todas as instituições superiores debatem sobre o atual quadro da federação.

Por ato do presidente do CONEDEL foi feito o convite para que a Federação Universitária compareça na próxima sessão para esclarecer sobre suas ações e situação administrativa atualmente.

Um dos momentos marcantes na sessão foi quando o presidente Rodnei Paes apresentou ao conselho a sugestão dada pelo próprio governador Confucio Moura pela da inclusão da modalidade de Futebol na grade de modalidades dos Jogos Intermunicipais de Rondônia como uma maneira de oportunizar aos 52 municípios do Estado de participarem dos JIR, uma forma de fomentar a pratica da modalidade.

A sessão foi encerrada com a apresentação do site oficial do Conselho que foi confeccionado pelo Governo do Estado. A apresentação foi muito bem recebida por todos pois agora todas as informações oficiais do Conselho serão publicada no site www.conedel.ro.gov.br .