Para combater sedentarismo, Ministério do Esporte promove palestra sobre saúde no trabalho

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Chefe de gabinete, Raquel Motta, falou sobre disseminar a atividade física como forma de prevenção de doenças.

O Ministério do Esporte promoveu, nesta terça-feira (15.08), a palestra “Saúde no trabalho - mude os hábitos que prejudicam a sua saúde”, na sede do órgão, em Brasília. A ação, em parceria com o Ministério do Trabalho, pretende promover o bem estar, além de estimular a prática de atividade física por parte dos funcionários e colaboradores da pasta.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada no primeiro semestre deste ano apontou que seis em cada dez pessoas (62,1%) com 15 anos ou mais não praticaram esporte e/ou atividade física entre setembro de 2014 e setembro de 2015. Em termos de população projetada, são mais de 100 milhões de sedentários.

Os dados do estudo Práticas de Esporte e Atividade Física, realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério do Esporte, ligaram um sinal de alerta. Durante a abertura do evento, a chefe de gabinete do ministro do Esporte, Raquel Motta, ressaltou que a ação desta terça simboliza o início de um projeto que visa disseminar a atividade física como forma de prevenção de doenças, promoção da saúde e qualidade de vida entre os funcionários do governo federal.

“O ministro Leonardo Picciani é o idealizador desse projeto. Os dados da pesquisa chamaram atenção. Destaco principalmente o número baixo de mulheres que praticam atividade física. A nossa proposta é levar para a Esplanada dos Ministérios a cultura da prevenção”, disse Raquel Motta.

A atividade contou ainda com a presença da secretária de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Maria Tereza Pacheco Jensen, da secretária substituta da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Sibele Grecco, e do diretor de Futebol e Defesa dos Direitos dos Torcedores, Andre Ribeiro.

Maria Tereza reforçou que o sedentarismo é um dos riscos para os trabalhadores. “Temos que preservar nossa saúde. É importante que esse tema esteja no nosso dia a dia, para evitar doenças e acidentes no trabalho em função de lesões permanentes. Além do sofrimento para as famílias, os acidentes no trabalho geram altos custos para o governo brasileiro. Cerca de 4% do PIB são recursos perdidos por ações por causa de doenças e mortes. É um peso para as famílias e para a sociedade brasileira”, ressaltou.

O auditor-fiscal do trabalho e médico do Departamento de Segurança e Saúde da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Jeferson Seidler, falou sobre a promoção da saúde. O especialista alertou os brasileiros para que mudem os hábitos que prejudicam a qualidade de vida. “Começamos no Ministério do Trabalho um ciclo de ações voltadas para a prevenção. A atividade física é uma das formas de prevenção, pois evita as principais patologias crônicas. Temos que prevenir para depois não se arrepender” disse.

Ele abordou os aspectos básicos da saúde dos servidores, principais riscos dos trabalhos nos escritórios e noções básicas do sistema integrado de atenção de saúde dos servidores, ergonomia no trabalho, postura, movimentos repetitivos, exercícios compensatórios, pausas e ginásticas elaborais.

Breno Barros - Ministério do Esporte

Foto: Francisco Medeiros/ME



Confira o álbum