Bolsa Atleta – Saiba como participar deste programa que beneficia milhares de atletas!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

O programa atende a atletas de alto rendimento, que possuem bons desempenhos em competições nacionais e internacionais. Por meio deste benefício, os atletas possuem condições garantidas para se dedicarem exclusivamente aos seus treinamentos e competições locais, como as competições sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.

Hoje, existem seis categorias de bolsa disponibilizadas pelo Ministério do Esporte. São elas:

– Atleta Base;

– Atleta Estudantil;

– Atleta Internacional;

– Atleta Olímpico;

– Atleta Paraolímpico;

– Bolsa Pódio.

Desde o ano de 2012, o programa Bolsa Atleta permite que o candidato à bolsa possua outros patrocínios, possibilitando deste modo, que atletas reconhecidos possam ter direito ao programa, e assim, possuir mais uma fonte de recurso para os seus exercícios.

Como funciona o benefício do Bolsa Atleta?

 

 

 

 

 

Os beneficiados pelo programa recebem o auxílio durante o período de um ano. Durante este tempo, é depositado o dinheiro em uma conta específica do atleta (a conta em questão deve ser do banco Caixa Econômica Federal).

O Bolsa Atleta dá prioridade a esportistas que integram os programas dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. Depois destas duas categorias, o benefício é direcionado aos atletas das modalidades não olímpicas, como por exemplo, os jogos Pan-americanos e outros que não fazem parte destas competições.

Requisitos para receber o Bolsa Atleta

O benefício atende a esportistas que possuam bons resultados. Não importa qual seja a sua condição financeira e a carência de intermediários, o programa Bolsa Atleta atende a todos os atletas que obtêm bons resultados.

Só é necessário que os mesmos cumpras com os requisitos, mantenho a rotina de treinamento e competição, atingindo bons resultados nos eventos qualificatórios sugeridos pelas confederações.

Ou seja, a única prestação de contas do atleta beneficiário para com o Governo e à sociedade, é a conquista de bons resultados nas competições.

Programa Bolsa Atleta

Graças à iniciativa do Governo Federal com a criação do programa Bolsa Atleta, alguns Estados e cidades brasileiras passaram a lançar projetos similares, representando um ganho para o esporte brasileiro.

Devido a sua importância e influência, o Bolsa Atleta está sempre passando por avaliações constantes de aperfeiçoamento, com a finalidade de atender aos interessados e aos objetivos desportivos de alto desempenho no Brasil.

Inscrições Bolsa Atleta

Para fazer a sua inscrição para receber os benefícios do Bolsa Atleta, é necessário acessar o site do programa, na área de inscrição (clique aqui).

No momento, o prazo de inscrições foi encerrado. Portanto, é importante estar sempre de olho no portal, para saber quando será aberto o novo período de inscrições.

Todo o processo de inscrição e recebimento do benefício é divido em fases. Entenda como ele acontece:

Inscrição Bolsa Atleta

– Preenchimento do formulário online, determinado por edital;

– Encaminhamento da documentação de inscrição, em um período de 30 dias contados a partir do fim da inscrição online;

– Adiamento: 30 dias contados a partir do fim do prazo para entrega da documentação de inscrição.

Termo de Adesão:

– 30 dias contados a partir da data de contemplação para encaminhamento do Termo de Adesão;

– Adiamento: 30 dias desde que confirmada justa causa pela Entidade Nacional ou Instituição Educacional.

Prestação de Contas:

– 30 dias contados a partir do recebimento da última prestação para encaminhamento das declarações fundamentais.

Área Restrita Bolsa Atleta

Os beneficiários do programa possuem uma área restrita: http://www2.esporte.gov.br/seguro/sgp/AreaRestrita no site do Bolsa Atleta. Esta área é voltada para o acompanhamento da inscrição. Para ter acesso à área, é necessário ter um e-mail e senha de login.

Fonte: http://pronatec.pro.br/bolsa-atleta



Confira o álbum