Professores de projetos apoiados pela Secretaria Especial do Esporte fazem curso de Educação Paralímpica do CPB

quinta-feira, 17 de março de 2022

Foto: Abelardo Mendes Jr. / Min. Cidadania

Capacitar para incluir. Em resumo, essa é a filosofia do programa de capacitação para professores, técnicos e colaboradores da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania que a Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) implantou em 2022.

Cerca de 75% dos municípios brasileiros não têm programas voltados para a prática esportiva aptos a receber pessoas com deficiência. Queremos mudar essa realidade”

Agtônio Guedes, secretário nacional de Paradesporto do Ministério da Cidadania

Por meio de um Termo de Cooperação com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a SNPAR elaborou um plano que tem como meta qualificar professores de todos os projetos apoiados pela pasta. O objetivo é permitir que esses profissionais possam trabalhar com crianças e jovens com deficiência e ampliar o processo de inclusão nos programas esportivos com chancela do Governo Federal.

“Cerca de 75% dos municípios brasileiros não têm programas voltados para a prática esportiva aptos a receber pessoas com deficiência. Queremos mudar essa realidade”, afirma Agtônio Guedes, secretário da SNPAR. Os cursos são ministrados pelo CPB e seguem o Programa de Educação Paralímpica da entidade, que tem como objetivo aprimorar o trabalho de técnicos, classificadores, árbitros e outros profissionais do esporte paralímpico.

O programa de Educação Paralímpica também organiza cursos de capacitação em modalidades, além de cursos de introdução ao Movimento Paralímpico e de utilização do esporte como ferramenta de convivência e socialização, tanto em escolas quanto em entidades assistenciais.

Desde o início da parceria com o ministério, cerca de 100 professores já foram capacitados. Além deles, a iniciativa inclui a capacitação de colaboradores da própria Secretaria Especial do Esporte. Na semana passada, cerca de 50 profissionais da SNPAR e da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) fizeram o curso. A ideia é que o treinamento chegue também à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor e Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte.

“O retorno que tivemos dos colaboradores que já fizeram o curso do CPB foi muito positivo”, afirma Giselle Chirolli, diretora do Departamento de Paradesporto da Secretaria Nacional de Paradesporto. “O esporte é uma ferramenta muito potente de inclusão e transformação social e as pessoas com deficiência fazem parte desse processo. Por isso, é importante que todos os técnicos e colaboradores conheçam esse universo”, prossegue Giselle Chirolli.

Secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães destaca a importância da iniciativa. “Nossos projetos atingem centenas de milhares de pessoas de todas as idades. São crianças, jovens, adultos e idosos atendidos nos mais variados tipos de programas. Capacitar os professores para que possam atender também as pessoas com deficiência é fundamental”.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania



Confira o álbum