CONEDEL completa 1 ano de funcionamento

sábado, 28 de novembro de 2015

Neste sábado (28/11) o Conselho Estadual de Desporto e Lazer – CONEDEL completou 1 ano de funcionamento. Criado pela Lei Complementar nº 775/2014, que “Cria, no âmbito do Estado de Rondônia, o Sistema Estadual do Desporto e Lazer, institui normas gerais sobre o desporto”, decreto nº 19.304, de 13/11/2014 que regulamenta seu funcionamento e decreto nº 19.325, de 21/11/2014 que nomeia seus membros para comporem o conselho.

Sua posse foi realizada no salão plenário do Conselho Estadual de Educação sob a presidência da então superintendente da Secel Eluane Martins que destacou “As discussões precisam ser debatidas aqui nesta Casa, constituída pela Lei Complementar nº 775 e deverão ter começo, meio e fim. Não ficaremos apenas nas discussões. Teremos que chegar às conclusões, ter atitude, identificar e desatar todo nó e todos os equívocos para que possamos contribuir para o desenvolvimento do desporto rondoniense.”

Com a organização administrativa do governo, por meio da Lei Complementar nº 827/2015, ao conselho foi acrescido a “L” a sua sigla passando de Conede para CONEDEL.

Nesse intervalo de 1 ano o Conselho já teve 10 sessões ordinárias e apenas 1 extraordinária e foram aprovadas 4 resoluções que, passaram a ter um impacto muito significativos no esporte do Estado.

A Resolução 001/2015 criou o Certificado de Registro de Entidade Desportiva – CRED, que é concedido às entidades esportivas que comprovarem sua existência legal, funcionamento regular na administração, promoção ou participação do desporto para que possam captar recursos públicos. A Resolução 002/2015 regulamentou o TJD/RO destinado a servir como órgão judicante em todas as competições organizadas pelo poder público do Estado.

Atualmente presidido pelo prof. Rodnei Paes, superintendente da Sejucel que manifesta-se “um privilegiado de poder fazer parte deste grupo seleto, extremamente comprometido com o desporto de nosso Estado, agradeço a Deus e a todos por estarmos juntos nessa missão.”