Programa de Capacitação Profissional


O PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento de Capacitação Profissional visa incentivar a qualificação e formação técnica dos estudantes e profissionais de Educação Física e consequentemente melhorar a qualidade dos serviços ofertados no estado pelas federações esportivas e associações, e contribuir com a democratização do acesso ao esporte de rendimento e ao lazer, por meio da promoção de ações educativas.

Suas ações são desenvolvidas mediante a realização de cursos, seminários, conferencias que objetivem o desenvolvimento da formação profissional e do fomento das políticas públicas do esporte e do lazer do Estado de Rondônia.

OS CURSOS

Inicialmente o PROCAP possui seis (6) cursos disponíveis:

  • Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Handebol.
  • Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Basquetebol
  • Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Voleibol
  • Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Futsal
  • Curso de Formação e Atualização de Árbitros de Futebol 7
  • Curso de Capacitação Técnica em Treinamento Desportivo

A METODOLOGIA

Os cursos terão carga horaria de 20 horas no mínimo e 36 horas no máximo, com duração de 3 a 4 dias ininterruptos, com programação feita pela Coordenação de Esporte e Lazer em comum acordo com o município sediante.

Deverão ser solicitados até 45 dias antes da data pré-agendada para efeito de planejamento das ações inerentes e divulgação dos mesmos perante a comunidade a ser beneficiada.

Cursos de forma gratuita, aberto a todos, com pré-requisitos nas áreas de conhecimento desportivo e com a opção de emissão do Certificado Digital.

A metodologia de ensino eficiente baseada em dinamismo e praticidade. Os cursos contam com apostilas, que ficará liberado para download, possibilitando assim acesso rápido e fácil.

CONTRAPARTIDA

Para a realização dos Cursos os municípios pleiteantes deverão oferecer em contrapartida:

  1. Local climatizado com estruturas adequadas para realização das aulas teóricas e local adequado conforme a modalidade para realização das aulas práticas;
  2. Divulgar o curso no município e nos municípios vizinhos;
  3. Oferecer apoio logístico equipe da coordenação e ministrantes do curso.
  4. Material administrativo e de som solicitado pela coordenação para apoio ao curso.
  5. Oferecer apoio logístico aos participantes dos municípios vizinhos, caso seja necessário.

DOCUMENTOS

Os municípios interessados deverão solicitar os cursos por meio de e-mail gel.secel@hotmail.com através de oficio padrão fornecido pela Coordenação de Esporte e Lazer da SEJUCEL.

As inscrições serão efetuadas via online.

Portaria 118/CEL/SEJUCEL Clique aqui
Protocolo do projeto
Oficio padrão
Formulário de inscrições