Primeira academia de Judô de Rondônia recebe ônibus para atender ao município de Colorado do Oeste

quinta-feira, 16 de março de 2017

Ônibus foi entregue na quarta-feira à associação

Com mais de 37 anos de fundação, e atualmente com 150 alunos associados, a Associação de Judô Matsubara implantou o esporte no município de Colorado do Oeste e o promoveu para todo o estado de Rondônia. Nessa quarta-feira (15), o governo estadual entregou para a instituição um ônibus rodoviário com capacidade para 44 pessoas. Com o veículo a instituição pretende atender todo o município.

Em 2015, a entidade ganhou o Campeonato Estadual de Judô, em 2014 e 2016, a associação tornou-se campeã do Ranking Estadual de Judô. A entidade promove o judô tradicional que consta, judô de defesa pessoal, judô de educação física e judô esportivo. No judô de educação física e esportivo engloba; judô de educação, de participação e de rendimento.

Para o governador Confúcio Moura, a associação desempenha o trabalho de socialização por meio da modalidade. “Um dos pontos principais da entidade é no aspecto educativo, onde direciona ações para formação de cidadãos éticos e responsáveis”, pondera Confúcio. De acordo com o governador, as aulas constituem em ensinar os alunos a ter boa conduta no trato com a família, na escola, no trabalho e no convívio social.

“O veículo vai transportar alunos da associação para treinamentos, além de levar alunos para torneios, jogos, campeonatos intermunicipais, bem como para competições em outros estados e até mesmo em competições nacionais”, disse Sensei Emílio Massaki, sucessor da associação.

O ônibus entregue pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) é fruto de emenda da é uma parceria da deputada Rosângela Donadon. Para o titular da Sejucel, Rodnei Paes, o ônibus vai promover ainda mais o esporte dentro do município de Colorado do Oeste.

História

O Judô foi introduzido em Colorado do Oeste em julho de 1979, pelo Mestre Bunichi Matsubara, 6o Dan, a pedido da Secretaria de Educação e Cultura do então Território Federal de Rondônia, com o objetivo de complementar as aulas de educação física para os alunos da Escola Paulo de Assis Ribeiro, na época, único estabelecimento de ensino da cidade.

No mesmo ano, Bunichi construiu uma área par abrigar o tatame de apenas 35 m². Dois anos depois, levou três atletas para Brasília/DF, representando Rondônia. Em 1984, começou a trabalhar apenas com Judô, atendendo alunos de todas as escola públicas. Neste mesmo ano foi fundada a Associação de Judô Matsubara.

As primeiras medalhas em âmbito nacional foram conquistada em 1988. Em 2016 Bunichi, recebeu a Medalha de Mérito Dr. César Augusto Carvalho de Queiroz do Prêmio Esporte Rondônia. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em 2001, promoveu o Sensei Matsubara para o 6º DAN, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado em prol do Judô.

Texto: Maximus Vargas
Fotos: Eliseu Rafael de Souza