Reunião do Conselho Nacional do Esporte aprova contas das principais entidades do esporte brasileiro

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Colegiado com função de suporte ao Ministério da Cidadania no desenvolvimento de políticas em prol do desporto nacional, o Conselho Nacional do Esporte teve mais uma de suas reuniões ordinárias nesta quarta-feira, 21.09. Na pauta, a aprovação dos relatórios de aplicação de recursos das principais entidades esportivas que compõem a engrenagem do esporte brasileiro. 

Foram apreciados e aprovados pelo CNE os relatórios da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Estiveram presentes na reunião realizada na sede do Ministério da Cidadania, em Brasília, o ministro do Esporte, Ronaldo Bento, além do secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e vários secretários nacionais da pasta, como Agtônio Guedes (Paradesporto), Thiago Froes (Alto Rendimento), Fabiola Molina (Educação, Lazer e Inclusão Social), Ronaldo Lima (Futebol e defesa dos Direitos do Torcedor), Michelle Vinecky (Incentivo e Fomento ao Esporte), além de Luisa Parente, secretária da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Representantes da CBF, do COB, do CPB e da CBDU participaram de forma remota.

Na abertura do evento, o ministro Ronaldo Bento elogiou a qualidade do trabalho realizado pelas entidades brasileiras que conduzem o esporte. “O trabalho profissional das entidades e do Ministério da Cidadania tem feito com que o desporto brasileiro se mostre de forma destacada em palcos de todo o mundo em todas as vertentes, do desporto escolar ao universitário, do olimpismo ao paralimpismo”, disse Ronaldo Bento.

O ministro ressaltou, ainda, as entregas de infraestrutura esportiva país afora, que ajudam a potencializar a prática esportiva em todas as regiões do país e a reduzir os índices de sedentarismo. "Vamos ultrapassar os R$ 3,8 bilhões em investimentos nessa área de 2019 para cá", relatou Ronaldo Bento. Entre janeiro de 2019 e agosto de 2022, 4,4 mil instalações esportivas foram concluídas nas 27 Unidades Federativas.

O secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães, reforçou a política de inversão da base da pirâmide imposta nos últimos anos, com investimento no desporto escolar, com a retomada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e a consolidação de programas como o Bolsa Atleta e Lei de Incentivo. “A nossa prioridade, o foco é dar um apoio maior à base. Se a gente não consegue ter uma base forte, a gente não consegue ter um olimpismo forte”, declarou o secretário.

A pauta do CNE também abordou a aprovação de diretrizes dos programas Brincando com o Esporte, Delas e Campeonatos Escolares Municipais, do Ministério da Cidadania, e a escolha de novos integrantes da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte e do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem.

O CNE tem por objetivo buscar o desenvolvimento de programas que promovam a prática intensiva e planejada da atividade física para toda a população, além da melhoria do padrão de organização, gestão, qualidade e transparência do setor. Além de representantes do Ministério da Cidadania e das entidades que fazem a gestão do esporte, também conta com representantes de atletas, do Conselho Federal de Educação Física, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer e da Comissão Desportiva Militar do Brasil.

Assessoria de Comunicação - Ministério da Cidadania



Confira o álbum