Equipe de Cacoal é a campeã dos Jogos Intermunicipais de Rondônia

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A disputa foi acirrada entre Cacoal e Porto Velho durante a 13ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), realizada entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro em Cacoal. Com as finais dos jogos realizados no último dia do maior evento esportivo do estado, na terça-feira (10), Cacoal sagrou-se campeã com 395 pontos na somatória geral dos Jogos. Porto Velho encerrou as disputas em segundo lugar com 365 pontos e em terceiro lugar Ariquemes, com 137 pontos.

O JIR chegou ao fim com as disputas finais do futsal e do voleibol, masculino e feminino. No primeiro jogo do dia, Colorado e Ji-Paraná se enfrentaram na final do voleibol masculino, com a vitória do time de Ji-Paraná, por 3 sets a 2. Na sequencia, foi a vez das meninas entrarem em quadra na final do voleibol feminino, onde o time de Porto Velho venceu a equipe de Cacoal pelo placar de 3 a 1. Já nas finais do futsal masculino, a equipe de  Porto Velho venceu por um placar de 5 a 1 o time de Ministro Andreazza. Por fim, no jogo que encerrou o JIR 2019, as meninas de Cacoal e de Alta Floresta se enfrentaram na disputa final do futsal feminino. A equipe de Alta Floresta venceu as donas da casa pelo placar de 6 a 3.

Após a realização dos últimos jogos, foi realizada uma cerimônia de encerramento no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Aragão, local das disputas. O público presente não poupou animo e nem esforços para comemorar o título de Cacoal, de Campeã Geral dos Jogos Intermunicipais de Rondônia.

O advogado Tony Pablo de Castro fez questão acompanhar os jogos das finais e elogiou a organização do evento. “Valorizo muito o esporte e como prova estou hoje acompanhado do meu filho Lucca, aqui no ginásio assistindo as finais do JIR. Torcemos muito”, ressaltou Tony Pablo, que também parabenizou o investimento e incentivo ao esporte. “Deixo os meus parabéns a toda a organização do evento. Entendo que o esporte beneficia as pessoas e, consequentemente, a sociedade, pois contribui para saúde, formação física e psíquica, além tirar crianças e adolescentes da ociosidade. Projetos como o JIR, voltados ao esporte, são fundamentais na construção da cidadania e de oportunidades para crianças e jovens, criando, assim, uma perspectiva de um futuro melhor”.

Outro que também marcou presença nas finais do JIR foi Romeu Moreira, um empresário cacoalense e um dos pioneiros no incentivo ao esporte. Desde que chegou à cidade, muitos anos atrás, Romeu tem apoiado equipes das mais diversas modalidades e se tornou figura bastante querida pelos atletas. Para o empresário, é muito gratificante ver a evolução do esporte em Rondônia.

"O JIR cresceu muito. É um grande espetáculo. Não há dúvidas de que é, hoje, o maior evento esportivo de Rondônia. É por isso que os municípios vem investindo. Hoje, por exemplo, se fosse para escolher dois esportes que se destacaram, eu diria o Basquete e o Handebol. Tivemos municípios que trouxeram atletas até de outros países”, destaca.

Mas como bom cacolaense, Romeu Moreira faz questão de defender a atuação do seu município. “Cacoal entendeu a força do esporte e tem investido. As equipes trouxeram atletas de fora também, para somar com os nossos atletas cacoalenses. É uma troca de experiências e de profissionalismo. O JIR é um grande evento, um espelho para os nossos desportistas. Cacoal mais uma vez sagrou-se campeã pela organização, pela união, pela força de vontade dos nossos atletas de jogar em casa e dar o melhor de si pela torcida. Então ficamos muito felizes por acompanhar essa evolução do esporte de Rondônia e as conquistas de Cacoal”, completa.

Neste ano, mais de dois mil atletas competiram no JIR, representando 31 municípios de Rondônia. Ao todo, foram disputadas 14 modalidades esportivas, sendo elas o Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Capoeira, Judô, Taekwondo e Karatê. Nas modalidade coletivas estão: Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Futebol 7 Society.

Sobre a realização da 13ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia, o superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira, comemora os resultados e promete uma próxima edição ainda melhor. “A gente está muito feliz.  Foi feito todo um planejamento e conseguimos colocá-lo em prática, com a realização e a execução dos Jogos. As expectativas foram superadas e queremos melhorar a cada edição. Queremos sempre melhorar e estamos em busca disso. Evoluir para atendermos cada vez melhor os mais de dois mil atletas e todos os municípios que participam conosco do JIR”, ressaltou.

Para os municípios que tenham interesse em sediar as próximas edições do JIR, o superintendente da Sejucel deixa a dica. “A gente já deixa aberto, aos municípios que tem interesse em sediar o JIR no ano que vem, que procurem a Sejucel, informe esse interesse e nós iremos fazer uma avaliação, por meio do Conedel, e escolher três ou quatro que cumpram os requisitos. Ouviremos a contraproposta de todos eles e ai sim definiremos o próximo município que irá sedir o JIR”.