JIR 2019 será em Cacoal, que terá mais de R$ 2 milhões injetados na economia

sexta-feira, 15 de março de 2019

Em 2019 Cacoal será sede dos Jogos Intermunicipais de Rondônia e na manhã desta sexta-feira (15) foi anunciado o planejamento para a organização dos jogos. A Prefeitura de Cacoal será responsável pela organização e a Autarquia Municipal de Esportes (Amec) tem a responsabilidade de executar as ações de suporte a atletas e comissões técnicas, tabela de jogos, alimentação e transporte. Os jogos serão realizados de 30 de agosto a 10 de setembro e todas as estruturas disponíveis no município serão utilizadas para os jogos.

Para que pudesse sediar os jogos, Cacoal disputou com mais de 20 municípios de Rondônia, em uma seletiva organizada pela Secretaria Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em janeiro.

Na assinatura do termo de realização dos jogos, Prefeita Glaucione Rodrigues lembrou que, além de uma grande competição esportiva, o JIR movimenta a economia, já que só o governo estadual injetará mais de R$ 2 milhões para a realização dos jogos em Cacoal. Participaram da assinatura, os deputados Cirone Deiró (PODE), Eyder Brasil (PSL) e o Superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Cacoal é o maior campeão dos jogos, que aconteceram pela primeira vez em 1983 e ficou inativo por mais de duas décadas. Em 2011 a competição foi resgatada pelo governo estadual com a proposta de incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia.

Em 2018 Cacoal foi campeão dos jogos, realizados de 14 a 29 de setembro, em Vilhena, somando 474 pontos. Porto Velho e Vilhena ficaram com a prata e o bronze, respectivamente, com 383 e 203 pontos.

Em 2018 o JIR mobilizou 1700 atletas de 28 dos 32 municípios inscritos em 16 modalidades individuais e coletivas e em 2019, a expectativa é que esse número de atletas seja ainda maior.

Fonte: 010 - Assessoria