Atletas de diferentes modalidades recebem a estatueta do Prêmio Esporte Rondônia

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

A judoca Amanda Arraes, campeã Sulamericana de Judô, recebeu a estatueta dourada

Atletas de várias modalidades esportivas, dirigentes, clubes e outras personalidades que contribuíram para que o esporte rondoniense conquistasse maior notoriedade neste ano foram homenageados na noite de quarta-feira, 19, com a estatueta do Prêmio Esporte Rondônia, concedido anualmente pelo Conselho Estadual de Desportos e Lazer (Conedel) juntamente com a Superintendência da Juventude,Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) garantindo a valorização, bem como o fomento do esporte no Estado.

Este ano, o Prêmio Esporte Rondônia chegou à quarta edição e se tornou o evento mais aguardado entre os desportistas que buscam destaque a cada competição disputada. Realizado no Teatro Palácio das Artes, o evento contou com a presença do governador Daniel Pereira, do superintendente da Sejucel, Rodnei Paes e outras autoridades.

O superintendente da Sejucel destacou o desempenho de cada atleta que em suas determinadas modalidades tem levado o nome do Estado de Rondônia a outras Capitais do país, até mesmo no exterior. “Nossos atletas têm mostrado o potencial do esporte do Estado. Eles levam a bandeira de Rondônia e têm divulgado aquilo que temos de melhor nas nossas modalidades. Quero agradecer muito a presença do governador Daniel Pereira pela importante preocupação ao esporte. Não podemos deixar de citar o nome do então governador Confúcio Moura que buscou meios para valorizar nosso esporte. Hoje, estamos homenageando essas pessoas pelo esforço e Rondônia tem abraçado nossos desportistas e dado realmente a atenção merecida, onde podemos citar a criação do Bolsa Atleta e a realização de competições que reúnem todas as modalidades dentro de um espírito de competitividade com respeito”, enfatizou Rodnei.

O governador Daniel Pereira enalteceu todo o trabalho desenvolvido pela Sejucel e o comprometimento de homenagear pessoas que a cada ano contribuem para a valorização do esporte. Ele ressalta que Rondônia é um verdadeiro celeiro de talentos do esporte, citando como exemplo atletas que despontam no Estado e pelo Brasil e, inclusive, os que conquistaram o exterior e os que chegaram à seleção brasileira dentro de suas modalidades. “Parabéns a todos que este ano vivem esse momento da homenagem. Temos o Joer e o JIR que envolvem um grande número de atletas que a cada ano buscam melhores resultados e, consequentemente, garantimos o fomento do esporte nas escolas”, salientou o governador.

Daniel Pereira fez alusão ao resgate dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR, considerado um evento de extrema importância para a formação de atletas. “Sem dúvida nenhuma é a competição que merece destaque na região Norte, com a participação de jovem de excelência. Os Jogos Intermunicipais visam incentivar o crescimento do desporto integrando, bem como oportunizar o atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios”, conclui, lembrando, também, a realização dos jogos indígenas que este ano contou com mais de 600 atletas de pelo menos 12 aldeias do Estado.

A grande expectativa estava sobre quem seria o atleta que iria receber a cobiçada estatueta dourada do Prêmio Esporte Rondônia. A vencedora foi a judoca Amanda Arraes, campeã Sulamericana de Judô. A estatueta foi entregue pelo governador Daniel Pereira que parabenizou a atleta pelo desempenho e a dedicação pelo esporte com merecido reconhecimento.

BOLSA ATLETA

Durante o evento, foi anunciado que o Bolsa Atleta – atualmente atendendo 30 atletas – terá um salto e deve chegar a atender 100 atletas conforme está previsto para o orçamento de 2019. Segundo espera a Sejucel, o Estado passará a atender com o bolsa atleta cerca de 130 atletas de alto rendimento que receberão apoio do governo de Rondônia.

O Bolsa Atleta é um programa que visa garantir recursos para a manutenção pessoal aos atletas em plena atividade esportiva e que não possuem patrocínio, oferecendo condições necessárias para que os atletas possam dedicar-se ao treinamento esportivo e participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras. O benefício é destinado ao fomento do desporto de alto rendimento, em todas as modalidades individuais e coletivas, olímpicas ou não.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Esporte Rondônia é destinado para as pessoas que trabalham ou praticam o esporte no Estado, independente da modalidade, sendo uma forma de homenageá-los e incentivá-los a continuar levando o nome de Rondônia por meio do esporte. As federações de cada modalidade indicaram o atleta que mais se destacou este ano para que pudesse receber a estatueta, símbolo do Prêmio Esporte Rondônia.

O prêmio esporte Rondônia foi criado em 2015, através de resolução nº 004/2015 do Conselho Estadual do Desporto e Lazer do Estado de Rondônia (Conedel) com o objetivo de valorizar os talentos do esporte rondoniense.

Veja a galeria de fotos.